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 Dicas escritas por:
 Michele Schiavenin

 Graduação:
 Licenciatura Plena e Bacharel
 em Educação Física.

12 alimentos ricos em FIBRAS que não podem faltar na sua dieta

12 alimentos ricos em FIBRAS que não podem faltar na sua dieta



A principal função da fibras é ajudar no funcionamento do organismo, fazendo com que fique mais rápido.
Famosas por seus benefícios ao trânsito intestinas as fibras tem muitas outras funções; auxiliam na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes, controle do colesterol, e até no combate e prevenção a obesidade.
Segundo nutricionistas o ideal é ir incluindo gradativamente as fibras alimentares na dieta, pois podem causar inchaço ou dores provocadas por gases.
Para aqueles que estão de dieta as fibras são uma ótima opção para ajudar no emagrecimento, pois não oferecem calorias, já que não são absorvidas pelo organismo.

Confira 10 alimentos ricos em fibras alimentares:

1- FEIJÃO PRETO
O feijão Preto é rico em fibras, possui proteínas e suas cor escura sinalkiza seu alto teor de flavonoides (potentes antioxidantes).

2- ERVILHA
Possui 8 gramas de fibras a cada xícara.

3- GRÃO-DE- BICO
Possui 8 gramas a cada 3/4 de xícara.

4-LENTILHA
15,6 gramas de fibras a cada xícara.

5- SEMENTES E CEREAIS
A Linhaça, a chia e a aveia crua, são ótimas fontes de fibras e podem ser consumidas com iogurtes, saladas, batidas junto a sucos e vitaminas, misturadas a massas de pães e bolos.

6- BATATA DOCE
A batata doce é além de rica em fibras, uma grande fonte de ferro, vitaminas A, C e E, e potássio.

7- FRUTAS
A goiaba como a maça, pera e abacate são uma ótima fonte de fibras. Uma dica importante é consumir as frutas com casca (desde que bem lavadas).
Fonte de gorduras monoinsaturadas o abacate ajuda a aumentar o colesterol bom e diminuir o risco de doenças do coração.

8- BRÓCOLIS
Pesquisas recentes apontam que além de ser rico em fibras alimentares o brócolis ajuda a prevenir o câncer.

9- MILHO
O milho é uma ótima fonte de fibras e um alimento super saudável para aquele lanche na beira da praia(sem manteiga e nada de acrescentar muito sal).

10- ALCACHOFRA
É rica em silimarina, um antioxidante que ajuda a melhorar a saúde do figado.

11- SOJA
A soja ajuda também na diminuição dos níveis de colesterol ruim ( LDL) e ajuda a elevar o colesterol bom (HDL).

12- ABÓBORA
Rica em vitaminas A, C e E. A abóbora contém 3g de fibra por xícara do alimento cozido.
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